top of page

A Alcateia é formada por quatro matilhas denominadas pelas cores das pelagens de lobos: vermelha, preta, amarela e branca. No Ramo Lobinho estão às crianças entre seis anos e meio até 10 anos, e a cor do ramo é a amarela.

O principal objetivo nos lobinhos é trabalhar a socialização e a imaginação, tudo isso utilizando como “fundo de cena” a obra do escritor Rudyard Kipling, “Mowgli, o menino lobo”. Desse modo, as atividades são baseadas na história do menino que aprendeu a sobreviver na selva com os lobos.

O nome da alcateia foi escolhido como “Povo Livre”, pois na história de Mowgli, os lobos são conhecidos como o povo livre por terem e respeitarem uma lei. A bandeira da Alcateia Povo Livre traz o mapa da cidade de Araxá.

Diferente dos outros ramos, os lobinhos possuem uma saudação, promessa e lei diferentes. A saudação dos lobinhos é apenas com dois dedos, imitando as orelhas do lobo. Já a promessa e a lei são bem parecidas com

a dos demais ramos, contudo de uma forma mais simples, para facilitar a compreensão da criança em sua fase inicial de desenvolvimento.

ZZZZZZZ (7).JPG

PROMESSA DO LOBINHO

Prometo fazer o melhor possível parar cumprir meus deveres, para com Deus e minha Pátria obedecer a lei do lobinho e fazer todos os dias uma boa ação.

LEI DO LOBINHO

1.O lobinho ouve sempre os velhos lobos;

2.O lobinho pensa primeiro nos outros;

3.O lobinho abre os olhos e os ouvidos;

4.O lobinho é limpo e está sempre alegre;

5.O lobinho diz sempre a verdade.

O símbolo do Ramo Lobinho é a face de um lobo e o lema é “Melhor Possível”. Outro símbolo que os lobinhos possuem é o bastão totem, em que cada fita conta a história escoteira dos lobinhos da alcateia.

Os escotistas da alcateia também são denominados de acordo com a história do Mowgli. O Chefe de seção, por exemplo é chamado como o líder da alcateia na história: Akelá. 

bottom of page