top of page

O movimento escoteiro é o maior movimento de juventude de todo o mundo, possuindo mais de 40 milhões de associados segundo a Organização Munidal do Movimento Escoteiro, OMME.

O escotismo é um movimento independente, apolítico, não-governamental e sem fins lucrativos composto por 164 Organizações Nacionais espalhadas por 223 países e territórios. 

O escotismo é um movimento de educação não formal em que adultos voluntários promovem atividades atraentes e variadas que incentivam os jovens a assumir

o seu desenvolvimento físico, intelectual, afetivo, social, do caráter e espiritual, segundo o Projeto Educativo da União dos Escoteiros do Brasil, UEB.

O movimento também baseia-se no Método Escoteiro criado por seu fundador Baden-Powell. Este método é um sistema de progressão que tem a intenção de estimular as capacidades e interesses de cada jovem e é parte do Projeto Educativo.

Para ser escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos, a partir desta idade pode-se atuar como adulto voluntário.

HISTÓRIA DO ESCOTISMO

O escotismo foi fundado em 1907, na Inglaterra, pelo militar aposentado Robert Baden-Powell. O marco inicial foi o Acampamento na Ilha de Brownsea e a publicação da obra “Escotismo para rapazes” escrita pelo fundador.

HISTÓRIA DO FUNDADOR

Robert Baden-Powell, fundador do movimento escoteiro, nasceu em 1857 na Inglaterra.

Dedicou sua vida à carreira militar, sendo considerado um herói de guerra. Depois de se aposentar criou o movimento escoteiro e, ainda, formou sua família com Olave Baden-Powell.

bottom of page