top of page

Em 1907, preocupado com o futuro dos jovens ingleses após a guerra, o ex-general Robert Stephenson Smyth Baden-Powell decide implantar suas ideias no evento que ficou conhecido como o marco inicial do escotismo: o Acampamento da Ilha de Brownsea.

 

Foi ao anoitecer do dia 31 de julho que 21 rapazes, entre 11 e 14 anos e convidados por B.P., se reuniram na ilha de Brownsea na costa sul da Inglaterra junto com Baden Powell e seu amigo do exército Kenneth MacLaren, iniciando o primeiro acampamento escoteiro da história.

Durante os sete dias de acampamento, os jovens aprenderam na prática técnicas escoteiras. Construíram abrigos, estudaram como seguir rastros, aprenderam

métodos de observação de estrelas, sobre primeiros

socorros e várias outras técnicas.

Cada uma delas foi descrita por Baden Powell no livro “Escotismo para Rapazes”, que incendiou o movimento escoteiro em todo o mundo. Ao ver o tamanho da proporção de sua obra, Baden Powell se aposentou da carreira militar e se dedicou ao movimento escoteiro.

O escotismo foi se desenvolvendo com o tempo e, ainda, permanece nessa busca pela inovação. O movimento que contemplava apenas meninos abriu as portas às garotas em 1912, que também tinham interesse em participar de uma tropa escoteira.

 

E foi apenas em 1916 que surgiu a derivação do escotismo para escoteiros com idade inferior, também conhecido como “Ramo Lobinho”.

HISTÓRIA DO ESCOTISMO NO BRASIL

Em abril de 1910, o escotismo chega ao Brasil por meio de oficiais da marinha que, vendo o sucesso de Baden-Powell, trazem uniformes escoteiros e logo se organizam para fundar o Centro de Boys Scouts do Brasil. A iniciativa é bem recebida pelos brasileiros e o escotismo se espalha por todo o país.

 

Em 4 de novembro de 1924, foi criada, então, a União dos Escoteiros do Brasil,UEB.

 

Existem, atualmente, no Brasil 80 mil escoteiros registrados na UEB. Estes estão presentes em 607 cidades que reúnem 1265 grupos escoteiros. 

Acompanhe toda a trajetória do escotismo no mundo pela linha do tempo:

bottom of page